Conheça a ANEPOP



A Articulação Nacional de Extensão Popular (ANEPOP),  criada em 2005, reúne nacionalmente atores sociais envolvidos em ações de extensão universitária e orientadas pelo referencial teórico-metodológico e ético da Educação Popular conforme sistematizado por Paulo Freire.








Participam da ANEPOP estudantes, professores, técnicos e participantes de movimentos populares ligados a estas ações de extensão, com o intuito de compor espaços de troca de experiências, discussão e estudos sobre as possibilidades e dificuldades da extensão na perspectiva da educação popular.

Com o desenrolar de uma diversidade de experiências a Extensão Popular vem configurando um movimento nacional na universidade brasileira que se faz presente em diversas outras instituições. É formado por estudantes, professores e técnicos universitários, além de membros de coletivos e organizações populares. 

A atual estrutura acadêmica traz inconformismo aos atores deste movimento e por isso se expressa nas iniciativas de seus protagonistas em fortalecer o debate regional e nacional acerca da Educação Popular na universidade. Há interesse em propiciar trocas de experiências e vivências neste campo.

Tais experiências envolvem estratégias como a promoção de eventos locais, regionais e nacionais para discussão do tema, criação de grupos de pesquisa e extensão nas universidades, organização de livros sobre a temática, construção de ambientes virtuais de comunicação e trocas de experiências e realização de estágios de vivência em comunidades.

A ANEPOP foi criada para implementar canais de troca de experiências e reflexões, constituindo-se como um espaço permanente de comunicação entre os diversos sujeitos dos projetos e programas de extensão popular de todo o país. Através da articulação estes extensionistas têm pensado estratégias de ação onde se elaboraram propostas e constroem coletivamente mobilização e reivindicação.


Nacionalmente, diversos coletivos vêm se aglutinando através da ANEPOP, aprimorando as perspectivas de luta e avanços para a extensão popular em distintas localidades e instituições, constituindo uma rede de troca de experiências e partilha de estratégias para a caminhada da extensão popular em muitas universidades.









Para saber mais, acesse: Página da ANEPOP no Facebook













Nenhum comentário:

Postar um comentário