Orientações Sobre as Apresentações


ORIENTAÇÕES GERAIS NA MEDIAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS
 III SENAPOP 


Os trabalhos inscritos e aprovados serão apresentados em sessões de até três horas de duração nas seguintes salas:

Na quinta-feira, 17/11/2016:
TENDA PAULO ROSAS - (Facilitadora: Socorro Borges)
TENDA MARGARIDA MARIA ALVES - (Facilitadora: Kátia Ribeiro)
TENDA PAULO FREIRE - (Facilitador: Fernando Abath)
TENDA ZUMBI DOS PALMARES - (Facilitador: Pedro Cruz)
TENDA ELISABETH TEIXEIRA - (Facilitadora: Judy Rosas)
SALA DANDARA DOS PALMARES - (Facilitador: Severino Felipe)
SALA ROSA LUXEMBURGO - (Facilitadora: Daniela Gomes)

Na sexta-feira, 18/11/2016:
TENDA PAULO ROSAS - (Facilitadora: Lucicléa Lins)
TENDA MARGARIDA MARIA ALVES - (Facilitadora: Socorro Borges)
TENDA PAULO FREIRE - (Facilitadora: Ana Claudia Peixoto)
TENDA ZUMBI DOS PALMARES - (Facilitador: José Milson)
TENDA ELIZABETH TEIXEIRA - (Facilitadora: Ailza Freitas)
SALA DANDARA DOS PALMARES - (Facilitadora: Judy Rosas)
SALA ROSA LUXEMBURGO - (Facilitador: Volmir Brutscher)
SALA FRIDA KAHLO - (Facilitadora: Vanille Pessoa)

Cada sala foi batizada em homenagem a uma personagem com relevantes históricos em favor das lutas, que hoje continuamos, em favor de justiça social para maioria da população.

Inicialmente, é recomendado que o mediador(a) faça a pactuacão da ordem de apresentação e dos tempos disponíveis para cada autores(as), incluindo qual o tipo de intervenção necessária para coibir o desrespeito ao pactuado, de modo que o mediador(a), ao cobrar o respeito ao pactuado, não seja injustamente tachado de autoritário. Parece que cinco minutos é o suficiente para essa pactuacão.

Não parece ser necessário apresentação inicial dos presentes, cada pessoa, ao apresentar seu trabalho e/ou pedir a fala, pode se apresenta.

Os trabalhos, nas sessões de apresentação, deverão ser apresentados da seguinte forma:

Apresentação dos trabalhos - 15 minutos de apresentação por trabalho, com mais 15 logo em seguida para comentários do mediador e da plenária. O que dá 30 minutos no total para cada trabalho. Os comentários do mediador e da plenária consistem de considerações breves no sentido de tirar pequenas dúvidas, elogios e/ou breves críticas que não possam esperar até o debate final. Esse momento pode funcionar como um aquecimento ao debate principal.

Discussão geral - Ao final de todas as apresentações - 30 minutos para sínteses, comentários gerais e encaminhamentos (caso tenha cinco trabalhos) ou 1 (uma) hora (no caso da sessão ter quatro trabalhos). Nesse momento, o interessante é pactuar o tempo de intervenção de cada pessoa, de modo que a palavra não fique concentrada e nem que aconteça das primeiras pessoas falarem à vontade e os últimos ter que se limitar por falta de tempo. O que é bastante antidemocrático e desagradável, além disso acaba favorecendo quem tem mais intimidade com em falar em público.


OBSERVAÇÃO: Dentro da perspectiva em educação popular preconizamos o diálogo como base do processo educativo, onde existe a troca de significados/percepções das pessoas, possibilitando a construção de outros saberes . Adotamos assim, o uso de metodologias criativas, participativas e inovadoras para todas as apresentações de trabalho, que possibilitará um maior enriquecimento dos espaços inviabilizando o uso de datashow, microfones e caixa de som."

Nenhum comentário:

Postar um comentário