Já ocorreram duas edições, a primeira em 2009, e a segunda em 2013, sempre em Tendas e espaços abertos instalados no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa-PB, procurando configurar um encontro científico construído desde uma abordagem dialógica, popular, libertária e emancipadora.
Os SENAPOP's nascem da crescente expansão e do fortalecimento das experiências em Extensão Popular em todo o país. Essa perspectiva de pensar e de fazer o trabalho extensionista vem, dia a dia, se consolidando-se como importante campo de pesquisa, aproximando a universidade de sua função social, reconhecendo e valorizando o
saber popular, num contínuo processo de alimentação do fazer universitário.
Com essas bases, o Seminário pretende aprofundar diálogos teóricos em Extensão Popular, a partir das iniciativas, experiências e pesquisas desenvolvidas nos diversos espaços de sua realização.
O SENAPOP tem por objetivo promover, em dimensão nacional, o debate de metodologias de pesquisa qualitativa, enfatizando a pesquisa-ação, em projetos de extensão popular. Também pretende:
- Ampliar a discussão que vem sendo realizada no Nordeste, agora, para todo o País;
- Promover encontro científico entre pesquisadores, estudantes, gestores e profissionais envolvidos em estudos e práticas de extensão popular;
- Manter o debate sobre a metodologia da pesquisa-ação;
- Oportunizar um espaço de compartilhamento de saberes e sistematização teóricometodológica de conhecimentos, experiências, saberes e práticas advindas dos movimentos sociais e populares, especialmente aqueles que estão inseridos em práticas de extensão.
Como antecedentes importantes dos SENAPOP's, destacamos a promoção de dois seminários regionais (nordestinos) de pesquisa em extensão popular, em torno da temática Pesquisa Qualitativa – Pesquisa.Ação – em 2006 e 2007. Diante do sucesso desses eventos, os que constituem o Grupo de Pesquisa em Extensão Popular, alunos e professores da pós-graduação em educação, compreenderam que era necessário implementar tal discussão em nível do País. Sobretudo, considerando que o debate na teoria do conhecimento é dos mais vastos, havendo com tantas possibilidades para a sua produção.
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