O programa “Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na AtençãoBásica (PINAB)” é vinculado ao Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e ao Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Consiste em uma iniciativa de extensão norteada pelos princípios da Educação Popular, que atua há 9 anos com ações de Promoção da Saúde e de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no contexto da atenção básica com as comunidades Boa Esperança, Pedra Branca e Jardim Itabaiana, localizadas no bairro Cristo Redentor, em João Pessoa (JP)/PB.
O PINAB desenvolve ações mediante grupos operativos construídos de maneira compartilhada com a Unidade de Saúde da Família Vila Saúde, tais como: Grupo HiperDia, Grupo de Caminhada, Grupo Brincando coma mente, Grupo Terapia Comunitária e Horta no Vila.
Além disso há apoios tais quais: mapeamento de Conselhos Distritais de Saúde de JP e de equipamentos de SAN no território, ajudas diretas e indiretas ao Movimento Popular de Saúde da Paraíba, promoção de eventos e cursos de formação de Extensão e Educação Popular, empreendimento de ações conjuntas com a Residência de Medicina de Família e Comunidade da UFPB e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família da SMS-JP. Disciplinas dos cursos de Nutrição e de Medicina também são, em alguns semestres, promovidas com base na experiência do programa.
No campo dos estudos, pesquisas e sistematizações são empreendidos esforços investigativos em nível de iniciação científica, monografias de graduação, monografias de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutoramento, alguns dos quais são publicados em anais de eventos, livros e revistas científicas.
A gestão compartilhada do programa operacionaliza-se a partir das reuniões:
a) de orientação dos estudantes;
b) de formação, incluindo temáticas relacionadas às ações;
c) de planejamento semanal com a comunidade e a equipe de saúde.
Através dessas intervençõesse tem apoiado iniciativas emancipatórias com vistas ao empoderamento comunitário, objetivando aprimorar estratégias e caminhos participativos do cuidado em saúde, sobretudo no que tange à vida com qualidade e dignidade.
Neste processo, é fundamental imprimir esforços baseados no diálogo e na construção compartilhada com trabalhadores e população, visando o reconhecimento da alteridade e dos sentidos do outro, com o enfrentamento dos determinantes sociais em saúde.
Percebe-se, assim, a contribuição para a formação de profissionais críticos e humanísticos comprometidos com questões sociais, particularmente à garantia da saúde como direito e do enfrentamento sistemático de situações de vulnerabilidade, com ênfase no vínculo afetivo e no estímulo à participação social por meio da problematização da realidade.
Confira o blog do PINAB aqui
Confira o livro do PINAB "Educação Popular e Nutrição Social: reflexões e vivências com base em uma experiência" aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário