No primeiro dia do evento (16/11/2016), durante
os dois turnos (das 8h às 12h e das 14h às 17h), estaremos oferecendo oficinas,
minicursos e vivências das
experiências em Extensão Popular.
As inscrições serão realizadas durante o credenciamento às 8h do dia 16 de novembro. As vagas serão limitadas de acordo com a quantidade de experiências que estão dispondo os espaços.
Dia 16 de outubro
Manhã e tarde 8 às 17 horas
Tipo
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Oficina
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Público máximo
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20
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Carga Horária
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8 horas
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Título
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Educação Popular e Segurança
Alimentar e Nutricional: aproximações na perspectiva de um agir crítico e
emancipatório na agenda da promoção da alimentação saudável e do combate à
fome e à pobreza
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Metodologia
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Dinâmica de integração,
apresentação, Discussão em pequenos grupos, com tema gerador. Exposição do
Programa de Extensão PINAB; Debate em plenária.
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Ementa
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As
experiências de extensão popular em saúde da UFPB têm alcançado um grande
reconhecimento nacional. Há 30 anos, diferentes projetos de extensão vêm
aglutinando centenas de estudantes de diferentes cursos ligados ao campo da
saúde, gerando intensos aprendizados, mobilizações por reforma do ensino
universitário, muitas sistematizações teóricas, reorientação de várias
práticas profissionais e a formação de muitas lideranças profissionais
bastante ativas no movimento sanitário brasileiro. Apesar de haver muitas
diferenças entre essas experiências, há algumas características pedagógicas
comuns, construídas ao longo do tempo na UFPB, que vêm possibilitando seu
sucesso. O Grupo de Pesquisa Educação Popular em Saúde, há 6 meses, vem
buscando sistematizar essas inovações pedagógicas desenvolvidas
historicamente. Esse minicurso pretende discutir o resultado deste estudo,
através da exposição dos participantes do Grupo de Pesquisa que estão
escrevendo sobre as diferentes dimensões dessa construção pedagógica.
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Facilitadores
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Pedro Cruz, Eulina Pereira,
Jamilly Oliveira e Iêda Oliveira
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Tipo
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Oficina
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Público máximo
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25
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Carga Horária
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8 horas
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Título
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Memorias e Práticas Culturais
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Metodologia
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Roda de conversa,
confecção de bonecas abayomi com retalhos de tecido
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Ementa
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Esta
oficina terá como objetivo trazer para o publico participante uma experiência
de confecção de bonecas feitas com retalhos de tecido, essas bonecas, são
símbolo de resistência negra e ficou conhecida como Abayomi, termo que
significa ‘Encontro precioso’, estas eram feitas pelas mulheres durante as
terríveis viagens a bordo dos navios negreiros e tinham a finalidade de acalentar
seus filhos. A oficina também tem como objetivo suscitar diálogos e memorias
sobre a fitoterapia, prática popular que utiliza as plantas para fins
medicinais.
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Facilitadores
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Luzinalda, Silvana
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Manhã – 8 às 12 horas
Tipo
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Oficina
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Público máximo
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20
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Carga Horária
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4 horas
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Titulo
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Fotografia e Semiárido: uma
leitura visual
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Metodologia
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Expositiva, descrição das
regras fotográficas, sementes e sensibilidades visuais, prática: passeio pela
ufpb, gambiarras na lente do celular, compartilhamento das imagens; leitura crítica.
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Ementa
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Partindo da
lacuna existente entre a escola e temática do semiárido, buscamos discutir
como as visualidades podem ser uma metodologia importante para a
desconstrução cotidiana sobre a identidade desse espaço presente no senso
comum e que acaba por silenciar e violentar as alunas em espaços públicos e
privados. Os alunos que participarem da oficina poderão compartilhar os
saberes fotográficos em outros espaços, contribuindo na sua auto-formação a
partir de saberes experienciais que serão desenvolvidos e aprimorados por
eles no decorrer das leituras dentro da oficina.O único pré-requisito para
participação na oficina é que os alunos possuam câmeras de celulares ou
outros dispositivos moveis.
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Facilitadores
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Katiane Cristina Da Silva;
Lydiane Batista de Vasconcelos
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Tipo
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Oficina
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Público máximo
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20
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Carga Horária
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4 horas
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Titulo
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Ensino de Ciências e Meio
Ambiente: o uso da música como recurso didático
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Metodologia
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Dinâmica, exposição sobre o
uso da música como recurso para o ensino de ciências, descrição de métodos
para a utilização em sala de aula, produção de material didático
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Ementa
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A música
como recurso pedagógico no ensino de ciências: meio ambiente e ludicidade.
No que diz respeito ao público-alvo dessa pesquisa a metodologia de uso de oficinas foi escolhida como eixo metodológico por permitir aos alunos, assim como afirma Vera Maria Candau, um espaço de vivência, reflexão e conceitualização sobre a temática selecionada pelo professor (CANDAU, 1995). Considerando a complexidade e urgência do debate das questões relativa ao meio ambiente, acreditamos que a problematização das músicas aliadas a exposições de dados e estudos de caso é uma forma de expressão possível para tratar e sensibilizar os alunos sobre as formas cotidianas de poluição. O professor ciente de suas competências sabe que educar não é depositar no aluno informações dos mais diversos conteúdos, mas manter uma relação de diálogo com os mesmos onde é possível o compartilhamento de saberes (FREIRE, 1998). |
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Facilitadores
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Eleneide Rodrigues de Moraes,
Jaqueline Gomes de Sá,Karoline Santos Venancio,Luzanira de Souza Silva
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Tarde – 13 às 17 horas
Tipo
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Minicurso
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Público máximo
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20
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Carga Horária
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4 horas
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Título
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A contribuição
pedagógica das experiências de extensão popular em saúde da UFPB para a formação
universitária
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Metodologia
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Diálogo
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Ementa
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As experiências de extensão popular em saúde da UFPB têm
alcançado um grande reconhecimento nacional. Há 30 anos, diferentes projetos
de extensão vêm aglutinando centenas de estudantes de diferentes cursos
ligados ao campo da saúde, gerando intensos aprendizados, mobilizações por
reforma do ensino universitário, muitas sistematizações teóricas,
reorientação de várias práticas profissionais e a formação de muitas
lideranças profissionais bastante ativas no movimento sanitário brasileiro.
Apesar de haver muitas diferenças entre essas experiências, há algumas
características pedagógicas comuns, construídas ao longo do tempo na UFPB,
que vêm possibilitando seu sucesso. O Grupo de Pesquisa Educação Popular em
Saúde, há 6 meses, vem buscando sistematizar essas inovações pedagógicas
desenvolvidas historicamente. Esse minicurso pretende discutir o resultado
deste estudo, através da exposição dos participantes do Grupo de Pesquisa que
estão escrevendo sobre as diferentes dimensões dessa construção pedagógica.
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Facilitadores
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Kátia Ribeiro, Marísia Silva e Eymard Vasconcelos
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Tipo
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Vivência
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Público máximo
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50
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Carga Horária
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2 horas
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Titulo
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Dr. Peteleco
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Metodologia
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Atividades lúdicas e debates
baseados na metodologia do trabalho coletivo e de equipe.
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Ementa
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Terapia da
felicidade. Trabalhar o sentido da felicidade, solidariedade e amor a si e ao
próximo com ferramenta de promoção da saúde.
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Facilitadores
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Dr. Peteleco
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Tipo
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Oficina
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Público máximo
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15
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Carga Horária
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4 horas
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Título
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A química da
energia: uso, produção e descarte de pilhas e baterias
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Metodologia
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Exposição prática e desenvolvimento de experiência
orientada.
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Ementa
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A oficina terá como tema a química da energia, onde será
apresentado algumas maneiras sustentáveis de produzir energia elétrica,
descarte de pilhas e baterias. Ensinaremos também a produzir um gerador de
energia caseiro.
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Facilitadores
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Guilherme Urias Menezes Novaes; Jackson Kenede Jorge da
Silva; Antônio Carlos do Nascimento
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Tipo
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Oficina
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Público máximo
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20
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Carga Horária
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3 horas
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Título
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Escuta sensível como ferramenta para atuação nos contextos de Promoção de Educação Popular em Saúde.
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Metodologia
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A oficina será executada em 7 momentos.
1. Acolhida dos participantes. (10 min)
2. Mística inicial de cuidado. (20 min)
3. Discussão inicial sobre os fundamentos da Escuta sensível. (45 min)
4. Roda de conversa sobre as possibilidades de utilização da escuta sensível como ferramenta de atuação nos contextos de promoção da educação popular em saúde. (30min)
5. Proposta de atividade prática da escuta sensível entre os participantes. (30 min)
6. Reflexão e discussão sobre a atividade prática. (30min)
7. Fechamento e Feedback dos participantes.(15 Min)
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Ementa
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A oficina Escuta Sensível como Ferramenta para Atuação nos Contextos de Promoção de Educação Popular em Saúde possibilitará a discussão sobre os fundamentos da Escuta sensível proposta por René Barbier. Considerando a importância do compartilhamento das experiencias dos participantes que atuam nos contextos relacionados e a reflexão sobre essa atuação, tem-se como objetivo apresentar, fundamentar, dialogar e buscar formas de praticar os aspectos em torno da escuta sensível, direcionando-a para a práxis no campo da Educação Popular em Saúde.
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Facilitadores
| José Gomes Nascimento, Juciara Noara Santana de Araújo Costa, Robinson Pierre Pereira da Silva Júnior |
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